Portal Fashionista | Seu mundo em um clique!: Transporte Público X Tendencias de Moda

Transporte Público X Tendencias de Moda

Quando vou utilizar o transporte público, penso em qual roupa usar: blusa sem decote, leg com minivesti, vestido com meia calça, mini saia nem pensar...

Reflito: Será que o mesmo acontece com os Homens?

Todos os dias, principalmente no horário de pico, quantas mulheres são abusadas e acabam não fazendo nada, ficam caladas achando que a culpa e dela ou com vergonha de denunciar. Já presenciei muitas vezes casos assim e a vítima não conseguia ter nenhuma reação pra pedir socorro, e eu, não fiz nada, não fiz por não saber o que fazer em um caso assim, daí certo dia resolvi reclamar e essa foi à resposta:


''03/09/2013Prezada sra. KARLA AGUIAR O Metrô está solidário com as mulheres e tem empenhado todos os esforços para enfrentar ações de contravenção dentro do sistema. Para combater esse tipo de comportamento a usuária deve informar o fato imediatamente a um segurança, apontar o autor e, será necessário, comparecer à Delegacia de Polícia para formalizar a queixa. De acordo com a legislação vigente essa é a única forma de obter êxito na ação, visto que a legislação exige flagrante e testemunha. Compreendemos que a atitude ainda predominante das mulheres é esquivar-se da situação por vergonha e receio de se expor numa situação coletiva / porém, quando alguém reclama de importunação, a segurança do Metrô atua prontamente e com todo o rigor facultado em lei. A maior dificuldade está na formalização do registro da ocorrência que, por ser de natureza pessoal, depende exclusivamente da vítima, e muitas delas se negam a fazê-lo por conta do constrangimento da situação. Temos também o sistema de SMS- Disque Denúncia do Metrô, que poderá ser utilizado para acionamento do nosso Centro de Controle de Segurança pelo número 97333-2252. Os Agentes de Segurança - ASM do Metrô, são posicionados ao longo das linhas de acordo com os registros existentes, observações científicas, técnicas e diárias. Eles fazem rondas constantes por todas as áreas das estações e trens do Metrô, no sentido de atuar nos casos que assim o exigirem, bem como em orientações e informações aos nossos usuários; somamos ainda ao exposto, que as ações dos AS também podem ser determinadas por demandas momentâneas, em que estes são chamados a atuar em socorro de vítimas de mal estar, acidentes e outros problemas; desta forma, o serviço de Segurança deve ser prioritariamente o de deslocamento constante, no sentido da maior abrangência de todas as áreas. Agradecemos seu contato e colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos. Atenciosamente, Equipe de Atendimento ao Usuário COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ

Comunique-se com o Metrô: Fale conosco no Site do Metrô: www.metro.sp.gov.br Central de Informações: 0800-7707722, todos os dias, das 5h30 às 23h30. Telefone do Usuário nas estações: Tatuapé, Sé e Tucuruvi Atendimento Pessoal: Central de Serviços - Estação Sé, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 7h às 20h. Correio: Rua Vergueiro, 1200 - Paraíso - CEP 01504 000 - Fax: 3179-2053 Caixa de Sugestões em todas as estações.''

Enviei esse e-mail, antes de acontecer essa series de denuncia de abusos nos transporte público (CPTM, METRO e SPTrans. ) que ocorreu na mídia. 

Ao ler, cheguei a conclusão que não temos muito o que fazer, tanto a vítima como a testemunha. 

Como fazer um B.O. com um indivíduo que irá negar o abuso? Como segurar ele para que não desembarque? E quando a vítima, não que denunciar, por medo, vergonha, etc?  

Então aparece a questão, oque está na moda pode ser usado no transporte público? A maioria não, infelizmente, veja algumas tendencias que não recomendamos usar neste caso.

Short Cavadinho




A tendencia tem origem internacional, por incrível que pareça as americanas usam muito essa peça, aqui no Brasil me causa um pouco de desconforto só de imaginar uma mulher com esse short em um metro, acho que não seria muito legal, ainda mais que nós brasileiras somos mais encorpadas e qualquer peça escandalosa acaba chamando atenção demais.


Não Usar: Cavado demais, deixando aparecer a mostra o bumbum, nem combine com salto alto e muito menos blusas sensuais.
Usar: Que tal usar o short curto com meia calça? A produção fica mais harmoniosa e nada vulgar, aposte.

Transparência



Apesar da transparência, ser bem light tem meninas que não sabem fazer bom proveito dela a acabam caindo na vulgaridade, usar um blusa transparente com sutiã super decotado com uma saia bandage, por exemplo, pode ser o look ideal das tão faladas piriguete, use a transparência com responsabilidade.


Não Usar: Com sutiã decotado demais, não use com roupas muito justas e curtas.
Usar: Combine a blusa transparente com a blusinha de dentro, a transparência torna-se leve e sutil.


Top Cropped



Usado da maneira errada pode deixar o visual sexy demais. Não mostre o umbigo, se for apostar no top cropped combine com peças de cintura alta, outra dica é que se seu top for justo não coloque outra peça justa na parte de baixo para não marcar demais. Imagine entrar no metro e se deparar com uma barriga de fora, um piercing no umbigo super brilhante com um short cavado? Peraí, isso está vulgar demais.



Não Usar: Top Cropped com a barriga de fora e com short/saia colados demais.
Usar: Com peças de cintura alta cobrindo o umbigo, deixando uma pequena faixa da barriga a mostra.

Não estamos incitando a violencia sexual causada pelas roupas, pelo contrario, o problema não é a roupa em si, o problema realmente vem dessa cultura machista que enfrentamos, essas são as dicas que podemos dar para você que quer ficar na moda mas não sem parecer vulgar, e claro, existe roupas apropriadas para todos os ambientes. 

Reflita e Comente. Já vivenciou algo assim? Gostaria de compartilhar a sua experiência ou opinião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...